Indústria transformadora

Placeholder Picture

Pequenas indústrias transformadoras (setor não alimentar)

A indústria transformadora inclui setores como a fabricação de têxteis, vestuário e calçado, produtos de couro e bijuterias, a fabricação de produtos metálicos, a indústria da madeira e a fabricação de mobiliário, a indústria da cortiça mas também atividades de reparação de máquinas e equipamentos.

Nos setores da indústria pesada ou na produção de artigos de grande consumo nos quais o fator escala constitui uma vantagem competitiva muito importante, as pequenas empresas transformadoras muitas vezes desenvolvem atividades de apoio às grandes empresas (produção de moldes em diferentes áreas de atividade).

Muitas PME's vivem e prosperam em áreas que requerem um elevado grau de especialização (aviação, indústria espacial,...), em que é valorizada a exclusividade dos produtos (vestuário de alta costura, mobiliário de design), artigos que são produzidos em pequena escala ou em pequenas séries (acessórios de moda) ou áreas nas quais há grande valorização da produção manual (ourivesaria).

Nichos de mercado, especialização qualidade

Como referimos, o sucesso de muitas PME's do setor industrial indústrias eliminando a vantagem da produção em escala das grandes empresas focando-se em nichos de mercado que valorizam a qualidade ou a exclusividade do produto.

Em paralelo com a massificação da oferta a preços muito baixos de produtos de design concebidos por grandes empresas de retalho e produzidas em países de mão de obra barata, diversos áreas da indústria onde prosperam as PME's têm mostrado um crescimento e rendibilidade interessantes.

A título de exemplo refira-se que em Portugal entre 2014 e 2017 a construção de embarcações de recreio cresceu em média 38% ao ano, a fabricação de bijuteras 61,4% ao ano e a fabricação de artigos de desporto 20,3% ao ano (fonte: INE, 2017).

A qualidade e design dos produtos, a flexibilidade e rapidez de produção, a capacidade de praticar preços que valorizam a diferenciação do produto e permitem obter margens positivas para a produção de pequenas séries são condições indispensáveis para o sucesso das pequenas empresas transformadoras.

A capacidade destas novas empresas conseguirem manter um ritmo de inovação constante com o lançamento frequente de novos produtos está diretamente associada à sua sobrevivência, rendibilidade e capacidade de crescimento.

Estratégia e financiamento

Fundadores e estratégia de crescimento

Placeholder Picture

No caso das empresas transformadoras o sucesso das novas empresas está muito associado à habilidade de execução e à competência técnica dos promotores (muitas vezes requerendo formação especializada) e à capacidade de aproveitar boas oportunidades de negócio.

Mas para reduzir a dependência dos parceiros e/ou diversificar a carteira de produtos para garantir a continuidade e sucesso da empresa, é necessário definir uma estratégia de negócio que permita diferenciar a oferta mas que em simultâneo garanta a sustentabilidade financeira da empresa.

Para manter condições de concorrência para além de dispor de espaços de fabricação adequados e de utilizar equipamentos modernos e de elevada qualidade e precisão, as pequenas empresas devem considerar a necessidade de investir continuamente em formação e procura de soluções e em atividades de I&D para desenvolvimento de novos produtos - e procurar soluções de financiamento adequados a esta realidade.

Capital de Risco, Linhas de Crédito e Incentivos

Placeholder Picture
Placeholder Picture

Para financiar a criação de uma nova empresa industrial, ou um projeto de modernização, expansão ou internacionalização, as empresas atualmente têm várias alternativas de financiamento:

Plataformas de pequenos investidores (crowdfunding).
Investidores de risco (capital de risco, business angels).
Linhas de financiamento a novos projetos (ADN startup, capitalizar).
Incentivos ao Investimento e à internacionalização.

Em qualquer caso  é fundamental ter um plano de negócio bem estruturado, fazer um estudo económico e desenvolver um plano de financiamento detalhado.

Links úteis

IAPMEI
Apresentação P2020
Recomendações
(pdf, 2 MB)
IAPMEI
ADN Startup 2018
Documento de divulgação
(pdf)
SI2E
Apoio a Pequenas Empresas Documento de divulgação
(pdf, 3.4 MB)

Enquadramento e Informações

Se planeia criar uma nova empresa ou aumentar a capacidade de produção e internacionalizar a sua atual empresa, estamos ao dispor para auxiliar a estruturar o investimento, fazer o estudo de viabilidade do investimento e procurar soluções de financiamento adequado.

Percebemos os problemas com que se deparam as pequenas e médias empresas industriais e com a experiência adquirida ao longo de vários anos e com base numa abordagem formal mas pragmática pesquisamos as melhores práticas, orientamos na estratégia de valorização do produto e ajudamos a reduzir o risco do projeto.

Escritórios e Contactos

Kraftmática - Investimentos na Indústria

Projetos de Investimento no setor Industrial: Estudo prévio do investimento, definição de estratégia de atuação, estratégia comercial e de marketing, plano de internacionalização, estudo de viabilidade económica, candidatura a incentivos ao investimento.

Escritórios

Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, piso 1, sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, piso 2, sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia, nº 4, loja 3

Contactos

Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@kraftmatica.pt
facebook: facebook/kraftmatica

Kraftmática - Projetos de Investimento na Indústria
Transformamos ideias em projetos e projetos em realidade.

Lisboa, Porto, Aveiro e Viseu