Tecnologia, equipamentos, risco e financiamento
O investimento necessário para criar uma nova empresa ou para expandir a capacidade produtiva de uma empresa em atividade é muitas vezes reduzido ao custo de aquisição de equipamentos (escolhidos por critérios técnicos) e da montagem da fábrica ou oficina.
Na realidade para além dos investimentos em equipamentos e instalações é necessário imobilizar capital em stocks, em matérias primas e produtos intermédios pelos prazos médios de recebimento ou considerar as perdas durante o período de início da atividade até ao equilíbrio financeiro (break-even).
Mais do que noutro tipo de setores de atividade um projeto de investimento na indústria requer um estudo de viabilidade do projeto, que permita perceber o retorno e o nível de risco do investimento e avaliar as necessidades financeiras totais durante a fase de investimento.
Estudo de Viabilidade
Um estudo de viabilidade é um instrumento essencial na avaliação do investimento.
Nele se analisam as soluções técnicas e os equipamentos escolhidos, se estimam custos e receitas de exploração, se sistematizam as despesas de investimento e se calculam as necessidades totais de financiamento do projeto.
Um projeto pode ser tecnologicamente muito apelativo, mas é necessário um trabalho prévio de planeamento que estabelece os limites de investimento e define os objetivos comerciais que asseguram o interesse económico do projeto e que calcula o montante de financiamento total necessário que chegar ao instante em que se atinge o "break-even" evitando situações de insolvência na fase inicial da atividade que podem comprometer o sucesso do projeto.
Modelos de Negócio e Cenários de Investimento
Modelos de Negócio
Com a concorrência feroz de países onde a produção é muito mais barata, a indústria portuguesa tem de criar produtos que se destingam pela qualidade, design ou exclusividade, mas também pela capacidade de criar marcas, de as posicionar adequadamente no(s) mercado(s), pela forma de comunicação e canais de venda.
E a logística, vendas e gestão da produção têm de estar alinhadas de modo a assegurar o cumprimento de prazos e reduzir custos.
O modelo de negócio deve levar em conta entre outros fatores as vantagens competitivas da empresa, a sua dimensão e o acesso a financiamento; o voluntarismo e os conhecimentos pessoais são fundamentais para resolver problemas pontuais ou aproveitar oportunidades mas não podem ser as respostas permanentes para uma empresa que quer sobreviver e desenvolver-se.
Há realmente "uma grande diferença entre uma boa ideia e um bom negócio".
Cenários de investimento: tecnologia e rentabilidade
A capacidade de produzir com melhor qualidade e de criar novos produtos passa necessariamente pela competência técnica (know how) e criatividade dos seus quadros.
Mas a seleção dos equipamentos mais caros que asseguram a melhor qualidade do produto final ou a aquisição de equipamentos sobredimensionados para a produção esperada no curto prazo como salvaguarda para dar resposta a possíveis crescimentos futuros não são necessáriamente decisões erradas, mas devem ser analisadas num âmbito mais vasto que leva em conta os limites financeiros do investimento, a volatilidade da procura e da oferta e o ritmo de inovação tecnológica do setor.
Antes de se tomar a decisão de investimento é sensato criar cenários de investimento comparando as diferentes alternativas tecnológicas numa ótica integrada da atividade económica da empresa.
Enquadramento e Informações
Se planeia criar uma nova empresa ou aumentar a capacidade de produção e internacionalizar a sua atual empresa, estamos ao dispor para auxiliar a estruturar o investimento, fazer o estudo de viabilidade do investimento e procurar soluções de financiamento adequado.
Percebemos os problemas com que se deparam as pequenas e médias empresas industriais e com a experiência adquirida ao longo de vários anos e com base numa abordagem formal mas pragmática pesquisamos as melhores práticas, orientamos na estratégia de valorização do produto e ajudamos a reduzir o risco do projeto.
Escritórios e Contactos
Kraftmática - Investimentos na Indústria
Projetos de Investimento no setor Industrial: Estudo prévio do investimento, definição de estratégia de atuação, estratégia comercial e de marketing, plano de internacionalização, estudo de viabilidade económica, candidatura a incentivos ao investimento.
Escritórios
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, piso 1, sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, piso 2, sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia, nº 4, loja 3
Contactos
Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@kraftmatica.pt
facebook: facebook/kraftmatica
Kraftmática - Projetos de Investimento na Indústria
Transformamos ideias em projetos e projetos em realidade.
Lisboa, Porto, Aveiro e Viseu