Placeholder PicturePlaceholder Picture

Indústria transformadora

Placeholder Picture

Pequenas indústrias transformadoras (setor não alimentar)

A indústria transformadora inclui setores como a fabricação de têxteis, vestuário e calçado, produtos de couro e bijuterias, a fabricação de produtos metálicos, a indústria da madeira e a fabricação de mobiliário, a indústria da cortiça mas também atividades de reparação de máquinas e equipamentos.

Nos setores da indústria pesada ou na produção de artigos de grande consumo, o fator escala constitui uma vantagem competitiva muito importante.

As pequenas empresas transformadoras desenvolvem normalmente atividades de apoio às grandes empresas (produção de moldes em diferentes áreas de atividade), em atividades que requerem um elevado grau de especialização (aviação, indústria espacial,...), em que é valorizada a exclusividade (vestuário de alta costura, mobiliário de design), que são produzidas em pequena escala ou em pequenas séries (acessórios de moda) ou nas quais há grande valorização da produção manual (ourivesaria).

O denominador comum para o sucesso das pequenas indústrias transformadoras passa por encontrar nichos de mercado que valorizam a qualidade ou a exclusividade do produto, eliminando a vantagem da produção em gande escala das grandes empresas.

Apesar da massificação de produtos de design, concebidas por grandes empresas de retalho e produzidas em países de mão de obra barata, diversos áreas da indústria têm mostrado um crescimento e rendibilidade interessantes.

A título de exemplo refira-se que em Portugal entre 2014 e 2017 a construção de embarcações de recreio cresceu em média 38% ao ano, a fabricação de bijuteras 61,4% ao ano e a fabricação de artigos de desporto 20,3% ao ano (fonte: INE, 2017).

A qualidade e design dos produtos, a flexibilidade e rapidez de produção, a capacidade de praticar preços que valorizam a diferenciação do produto e permitem obter margens positivas para a produção de pequenas séries são condições indispensáveis para o sucesso das pequenas empresas trasnformadoras.

A capacidade destas novas empresas conseguirem manter um ritmo de inovação constante com o lançamento frequente de novos produtos está diretamente associada à sua sobrevivência, rendibilidade e capacidade de crescimento.

Placeholder Picture

Estratégica e financiamento

No caso das empresas trasnformadoras o sucesso das novas empresas está muito associado à habilidade de execução e à competência técnica dos promotores (muitas vezes requerendo formação especializada) e à capacidade de aproveitar boas oportunidades de negócio.

Mas para reduzir a dependência dos parceiros e/ou diversificar a carteira de produtos para garantir a continuidade e sucesso da empresa, é necessário definir uma estratégia de negócio que permita diferenciar a oferta mas que em simultâneo garanta a sustentabilidade financeira da empresa.

Para manter condições de concorrência para além de dispor de espaços de fabricação adequados e de utilizar equipamentos modernos e de elevada qualidade e precisão, as pequenas empresas devem considerar a necessidade de investir continuamente em formação e procura de soluções e em atividades de I&D para desenvolvimento de novos produtos - e procurar soluções de financiamento adequados a esta realidade.

Placeholder Picture
Placeholder Picture

Capital de Risco, Linhas de Crédito e Incentivos

Para financiar o projeto as empresas atualmente têm várias alternativas: financiar-se através de plataformas de pequenos investidores (crowdfunding), despertar o interesse de um investidor de risco (capital de risco, business angels), aceder a linhas de financiamento a novos projetos (ADN startup, capitalizar) ou candidatar-se a incentivos ao investimento e à internacionalização.

Em qualquer caso  é fundamental ter um plano de negócio bem estruturado, fazer um estudo económico e desenvolver um plano de financiamento detalhado.

Informações

Se planeia criar uma empresa transformadora estamos ao dispor para auxiliar a estruturar e estudar o negócio e a procurar financiamento adequado.

Para conhecer a forma como o podemos ajudar contacte-nos através do formulário abaixo fazendo uma breve descrição do seu projeto.


Links úteis

IAPMEI
Apresentação P2020
Recomendações
(pdf, 2 MB)
IAPMEI
ADN Startup 2018
Documento de divulgação
(pdf)
SI2E
Apoio a Pequenas Empresas Documento de divulgação
(pdf, 3.4 MB)


Escritórios e Contactos

Kraftmática - Investimentos na Indústria
Projetos de Investimento no setor Industrial: Estudo prévio do investimento, definição de estratégia de atuação, estratégia comercial e de marketing, plano de internacionalização, estudo de viabilidade económica, candidatura a incentivos ao investimento.

Escritórios
Lisboa: Rua da Junqueira nº 39, piso 1, sala 5
Porto: Rua Santos Pousada nº 441, piso 2, sala 208
Aveiro: Rua Carlos Aleluia, nº 4, loja 3

Contactos
Telefone: 21 362 0356, 21 362 0022
e-mail: info@kraftmatica.pt
facebook: facebook/kraftmatica